Processos verdes para produção de biocombustível de aviação

Atualmente, a indústria de aviação gera aproximadamente 2% das emissões de dióxido de carbono causadas pelo homem. A contribuição é aparentemente pequena, mas é crescente, e as projeções sugerem que atingirão um nível de 3% até 2030. A partir dessas informações, torna-se evidente a importância da implementação dos biocombustíveis no setor de aviação, que é vista como uma necessidade pelas fabricantes de aeronaves, pelas empresas de transporte aéreo e demais setores.

O projeto trata-se de um trabalho colaborativo entre Boeing Research & Technology Brazil (BR&TB) e Universidade Federal de Minas Gerais/Laboratório de Ensaios de Combustíveis (UFMG/LEC), a fim de investigar processos de conversão para produção de combustível de aviação a partir de óleos vegetais. Como objetivo principal, a pesquisa visa desenvolver a melhor rota de conversão para produção de bioquerosene e diesel verde a partir de óleos vegetais utilizando processo verde (catalisadores não-convencionais ou residuais e condições operacionais mais brandas).

Sendo assim, com as técnicas empregadas é possível avaliar a produção verde do biocombustível, tornando o processo mais sustentável. Dado que a tendência de emissão no setor de aviação tende a aumentar, esse projeto é de suma importância para a inovação da área.