Programa de formação de recursos humanos em Química de Biocombustíveis

O Programa de Formação de Recursos Humanos da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) foi criado em 1999, a partir de uma parceria entre Governo Federal e a ANP, para dinamizar a formação de recursos humanos e promover o desenvolvimento de tecnologias para o referido setor industrial. Na Universidade Federal de Minas Gerais, o programa possui foco na pesquisa e desenvolvimento em biocombustíveis (biodiesel, bioquerosene, diesel verde, gasolina verde, dentre outros) a partir de biomassa e resíduos urbanos e industriais.

O Programa de Formação de Recursos Humanos em Química de Biocombustíveis – UFMG é um dos programas integrantes do PRH-ANP e teve início em 2011. Visa capacitar alunos de graduação, mestrado e doutorado em Química dos Biocombustíveis, através de ações como formação complementar em disciplinas da área, desenvolvimento de pesquisas, visitas técnicas, participação em congressos e treinamentos com especialistas em novas tecnologias. Nesse contexto, as pesquisas realizadas incluem desenvolvimento de aditivos, obtenção de biofenol, caracterização de bio-óleo e desenvolvimento de biocarbonos e de biolubrificantes.

Nesse sentido, a existência do programa é uma maneira de formar novos profissionais capacitados e aptos a exercer a profissão com uma bagagem extracurricular voltada para o desenvolvimento do setor, bem como gerar conhecimentos e tecnologias por meio da pesquisa científica.